Hoje (20/12/23) o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso escolheu dentre 17 candidatos, seis advogados para composição da lista sêxtupla que será enviada ao Tribunal de Justiça.

Um momento histórico e muito importante para a advocacia do Estado de Mato Grosso, e o Instituto Mato Grossense de Advocacia Network – IMAN participou diretamente desse momento através da Presidente Dra Tatiane Barros Ramalho que pertence aos quadros da OABMT como Conselheira Estadual Titular.

Foram 17 candidatos que concorreram a 6 vagas destinadas à advocacia, sendo que foram eleitos três advogados e três advogadas, respeitando o processo paritário.

A lista sêxtupla foi composta por candidatos com carreiras consolidadas, notável saber jurídico, altamente qualificados e todos com condições de representar a advocacia no Tribunal de Justiça de MT, sendo eles: Juliana Zafino, com 39 votos; Dinara de Arruda, com 38; Glaucia Amaral com 35 votos; Hélio Nishiama com 36 votos; Flaviano Taques, com 30 e Abel Sguarezi, com 28 votos.

O quinto constitucional surgiu no Brasil com o advento da constituição de 1934, através do artigo 94, que dispõe que “ um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes”.

A Presidente do Instituto Mato-Grossense de Advocacia Network IMAN, Drª Tatiane Barros Ramalho, teve a honra de participar desse momento histórico na votação para composição da lista sêxtupla e ressalta que “ foi um momento emocionante e feliz, onde tive a oportunidade de exercer a liberdade do voto, com muita lealdade, sabedoria e responsabilidade na missão que me competia.

Tenho certeza que os candidatos eleitos defenderão os princípios e a promoção da defesa e prerrogativas dos advogados, com amor pela advocacia. Parabéns aos advogados que com coragem se colocaram a disposição da advocacia neste importante processo eleitoral, em especial aos candidatos e candidatas definidos neste certame democrático, uma honra imensa participar deste glorioso momento “.

Já o Ex Presidente da OABMT e membro honorífico do IMAN, Dr Ussiel Tavares ressalta a importância do quinto constitucional no atual momento da OABMT. A escolha do profissional que ocupará essa posição de desembargador não apenas moldará nossa atuação no cenário jurídico, mas também reforçará o compromisso em garantir a presença qualificada e ética de advogados nos mais altos escalões do Judiciário.
Este é um momento em que a advocacia tem a oportunidade ímpar de influenciar diretamente na administração da justiça, promovendo valores que são essenciais para o exercício da profissão.
O momento é de celebração da decisão da OAB-MT pela paridade de gênero na Lista Sêxtupla, um avanço notável em direção a uma representação equitativa na advocacia. Parabéns a advocacia brasileira e a todos os candidatos eleitos, ressalta o membro honorífico do IMAN.

Viva a democracia e o Estado Democrático de Direito!